Férias: recarregando baterias e ampliando horizontes

Braulio Lalau de Carvalho

Além de descanso mental e físico, esse período pode se tornar crucial para produtividade e desempenho do funcionário no retorno às atividades

Depois de um longo período de pressões que fazem parte do ambiente corporativo, da condução de projetos, de aprendizados com ações de sucesso e também pontos a melhorar, todos esperam um bom e merecido período de férias. Nele, é possível se desligar um pouco do estresse diário, descansar, aproveitar mais momentos junto da família e ter contato com novas culturas por meio de viagens enriquecedoras. Além disso, é possível encontrar nessa pausa, a chance de se renovar, para que ao retornar ao trabalho, encontre novas oportunidades e ideias para crescer na empresa.

Nesse período de ausência da companhia, podemos aproveitar alguns momentos para refletirmos sobre nossos objetivos de vida, analisando, inclusive, nossas atividades e desempenho no trabalho. Não se trata, obviamente, de um período para preocupações, mas sim, para uma reflexão calma sobre questões como: O que preciso mudar no meu dia a dia? Estou satisfeito com as tarefas que venho desempenhando? É chegada a hora de turning point na minha carreira? O que posso fazer para tornar-me mais produtivo, satisfeito e alcançar meus objetivos tanto em minha vida pessoal quanto profissional?

A resposta para questões como essas são mais facilmente encontradas em um ambiente isento das preocupações corporativas que um bem aproveitado período de férias pode propiciar. Com esta prática de reflexão, além disso, nós ‘liberamos espaço’ na mente para desenvolver boas ideias e estratégias criativas que nos levarão de encontro a nossos objetivos.

Outro ponto importante nos períodos de descanso é o fortalecimento de laços afetivos, que, além de contribuírem para nossa realização pessoal, nos ensinam a ter mais empatia e lidar melhor com as pessoas, seja em sociedade ou no ambiente de trabalho.

Deste modo, quando chegar a época de seu retorno ao trabalho, é bem possível que você esteja mais disposto a atuar de modo colaborativo, evitando atritos ou desentendimentos desnecessários.

Vale, claro, reforçar que as férias são um período para recarregar as baterias – inclusive fisicamente. Por fim, viagens durante esse período também são muito proveitosas. Conhecer lugares, pessoas e culturas novas pode trazer muitos benefícios, uma vez que você consegue ampliar sua mente, lidando com realidades novas e ampliando seu potencial para o surgimento de novas ideias criativas, bem como, para uma postura mais flexível, adaptativa e integradora.

Sendo assim, quando chegarem suas tão merecidas férias, aproveite cada instante. Utilize o tempo para renovar suas energias, aprender coisas novas, desfrutar das coisas boas da vida na companhia de seus familiares e fortalecer suas relações afetivas. Se tiver oportunidade, programe-se para viajar, explorar novas culturas e lidar com o novo.

Acima de tudo, vá em busca da sua paz e retorne da melhor forma possível: aliviado e feliz, para um ano de prosperidade e conquista de objetivos.

Deixe seu comentário