O atendimento que todo cliente procura

Marcos Paulo

Você já parou para pensar como era atender o cliente nos anos 90?

Comecei a trabalhar com atendimento em 1997, época em que teve início o movimento das empresas em buscar o entendimento das necessidades dos seus clientes. O que os faz entrar em contato? O que os torna fiéis? Porque eles optam por voltar a fazer negócios com a mesma empresa?

Contávamos com três grandes canais de comunicação: o telefone, o fax e, claro, a carta postada pelo correio. E isso era tudo.

Hoje em dia, as tecnologias avançaram e muitas regulamentações sobre consumo e prestação de serviços foram colocadas em prática. Porém, a mesma essência de décadas atrás permanece e as empresas continuam a busca para compreender o que leva os clientes a entrarem em contato.

Mídias sociais e multicanalidade (chat, e-mail, SMS, assistentes virtuais) ajudam, descomplicam, melhoram a resposta e o tempo de atendimento e quando utilizadas em conjunto com inteligência de dados (analitycs) podem ajudar muito a interação com os clientes.

Você já sabe porque seu cliente vai te procurar nos próximos dias?

Os consumidores procuram facilidade, tanto em relação ao canal de comunicação quanto ao horário. Mas é importante lembrar que é essencial se antecipar às demandas, ser pro-ativo e levar a informação ao cliente antes que ele sinta a necessidade de procurar a empresa. Ouvir o cliente, utilizar as tecnologias disponíveis para melhorar a experiência e engajá-lo são essenciais para o sucesso da sua marca/empresa. Eles serão primordiais na hora de escolher sua empresa para fazer negócios.

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