Sobrevivendo ao caos: 5 dicas para desenvolver a resiliência na gestão de seu negócio

Braulio Lalau de Carvalho

Se o mundo dos negócios, naturalmente, já é repleto de desafios, o cotidiano de um pequeno empreendedor pode ser considerado ainda mais complexo, uma vez que, em diversos casos, ele necessitará ser um gestor multitarefas, coordenando diretamente a relação com clientes e fornecedores, cuidando da parte financeira, de ações de marketing e do planejamento estratégico para o crescimento da empresa.

Diante deste montante de atividades, a resiliência é um atributo fundamental a ser desenvolvido pelo pequeno empresário, pois lhe permite ter maior controle sobre situações adversas, comuns ao dia a dia de um empreendedor. Além disso, um indivíduo resiliente lida com as mudanças de modo mais sereno, virtude que, consequentemente, lhe auxilia a manter a “cabeça no lugar” na presença de qualquer barreira.

Pensando nisso, neste artigo separei cinco dicas pessoais que podem ajudar os pequenos empreendedores a serem mais resilientes em meio ao, muitas vezes caótico, ambiente de negócios brasileiro.

#1. Mudança de mindset: crises são oportunidades de crescimento

O cenário é conhecido: surge uma pequena dificuldade ou uma situação um pouco mais complexa que o esperado e lá estamos nós, desanimados, repetindo que nada vai dar certo.

Pois bem, o primeiro passo para ser mais resiliente é ignorar essa resistência. Todos nós temos aquele frio na barriga diante de uma crise, a diferença é que o empreendedor resiliente irá olhar para aquele cenário com bons olhos, visualizando ali uma chance para se autodesenvolver.

#2. Trabalhe sua empatia e também sua autoestima

Saber se colocar no lugar do outro é mais um dos passos que devemos dar no caminho para uma maior resiliência. Todavia, só conseguimos isso, quando temos autoconfiança tanto para entender nossas potencialidades, quanto para ser humilde e perceber que, mesmo que cometam erros, as pessoas também são capazes de se aprimorar e dar o melhor de si.

#3. Já procurou o seu humor hoje?

Achou estranha essa pergunta? Então perca também essa ideia pré-concebida. Sim, pessoas resilientes buscam enxergar as situações com mais humor e leveza, do contrário, qualquer rotina será excessivamente estressante, incluindo, a dinâmica jornada de um empreendedor.

#4. Fortaleça seu networking

A sociabilidade e o fortalecimento de laços profissionais auxiliam profundamente o processo de construção da resiliência. Isso não quer dizer, obviamente, que você é obrigado a forçar situações de contato. Um bom diálogo com alguém que possa lhe transmitir valores positivos, em muitos casos, já é bastante útil.

#5. Você é muito mais do que um empreendedor

Por fim, não esqueça: sua vida não se resume as tarefas de sua empresa. Se dê um tempo para ler, assistir filmes e ampliar sua cultura, pois, ninguém desenvolve resiliência estando preso somente a uma rotina.

Atividades culturais, é muito bom frisar, não só serão benéficas para a sua criatividade, elas lhe tornarão um indivíduo de ideias mais amplas, pronto para enxergar a beleza, que afinal existe, na mudança e no novo. E então, prontos para começar uma trajetória de resiliência?

Deixe seu comentário