A produtividade é o resultado da cumplicidade

Henrique Lima

<p>A produtividade é o resultado da cumplicidade</p>

Em tempos de startups, deadlines curtos e a necessidade de maximizar o valor entregue a nossos clientes, a produtividade se mostra cada vez mais importante.

Não é por acaso que estudos comprovam que a produtividade está fortemente relacionada aos resultados da economia de um país.

Produtividade e a economia brasileira

Este ano foi divulgado pelo instituto de pesquisas Conference Boad que, pelo terceiro ano consecutivo, a produtividade do Brasil caiu. Segundo o Conference Board, a produtividade do profissional brasileiro é 5 vezes menor que a do americano e 4 vezes menor que a do alemão.

Além disso, segundo o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV) o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro só conseguirá ultrapassar 1,4% com o aumento da produtividade. Na realidade, somente com uma alta média de 3% ao ano de produtividade do trabalho será possível a economia crescer na casa de 4% ao ano.

Importância da produtividade

Analisando estes fatos é possível perceber que o impacto da produtividade é maior do que muitos de nós imaginávamos, além de mostrar que existem um número maior de atores envolvidos, como: colaboradores, gestores, empresas, estado e país.

Desta forma, o exercício a seguir tem com o objetivo  identificar idéias que podem aumentar a produtividade do trabalhador e o papel das empresas nessa missão.

Colaboradores

Há vários fatores que precisam ser levados em consideração, quando desejamos aumentar nossa produtividade dentro de uma empresa.

Desenvolvimento contínuo das habilidades

Ao decidir seguir uma carreira, é de sua responsabilidade tomar as devidas medidas para desenvolver as habilidades necessárias para segui-la. Seja de maneira auto-didata, através de cursos específicos ou superior, apenas com o devido conhecimento é possível obter uma alta produtividade no dia-a-dia. Ao ingressar em um novo trabalho, procure estar o mais preparado possível para cumprir todas as suas atividades. Caso não esteja, procure desenvolver tais habilidades.

Dê a devida importância à produtividade

A produtividade é uma habilidade que se adquire através do conhecimento, disciplina e metodologia. Procure encara-la como qualquer outro desafio como “aprender uma determinada linguagem de programação” ou “aprofundar os conhecimentos sobre inbound marketing”.

Existe um extenso material na internet que sugere bons hábitos para melhorar a produtividade (há a citação de alguns no final desse texto).

Aceite propostas de trabalho onde você realmente estará engajado

Um dos fatores mais importantes para alcançar uma boa produtividade é estar realmente comprometido em atingir o seu objetivo dentro da empresa. No entanto, segundo um estudo do instituto Gallup, apenas 11% dos profissionais no mundo todo estão engajados em seu trabalho.

Saiba exatamente do que você precisa para se manter realmente engajado em seu trabalho dentro de uma empresa e certifique-se de que a empresa oferece o que você precisa.

Entreviste a empresa

Quando participar de um processo seletivo, você não deve ser apenas o entrevistado, mas também o entrevistador.

Use a entrevista para tirar todas as suas dúvidas sobre os valores, processos e o futuro da empresa, certificando-se de que vale a pena passar os próximos anos se dedicando a ela. Lembre-se que estar motivado é fundamental para ser produtivo.

Prefira empresas preparadas para lhe receber

Antes de aceitar uma nova proposta de trabalho, verifique se em a empresa possui todas as ferramentas necessárias para que você seja produtivo. Alguns exemplos:

  • Avalie se, no time em que você fará parte, existem processos bem definidos.
  • Caso você esteja sendo contratado para criar tais processos, verifique se você terá a autonomia necessária para faze-lo.
  • Certifique-se de que existe uma cultura de melhoria contínua dos processos.
  • Avalie quão burocrático podem ser os processos ligados às atividades que você irá desempenhar.

Empresas

São vários os fatores que influenciam a produtividade das empresas, os principais são:

Assertividade na contratação

O processo de contratação é fundamental para o aumento de produtividade de uma empresa. É muito importante que neste processo a pessoa escolhida tenha algumas características como:

  • Boa comunicação

Raramente é possível obter boa produtividade sem uma boa comunicação.

  • Capacidade de aprendizado com velocidade

Nem sempre é possível encontrar pessoas com as habilidades técnicas necessárias. Para estas situações, o rápido aprendizado ajudará a alcançar a produtividade esperada.

  • Sintonia

Um colaborador que se identifique com os valores da empresa, está propenso a ser mais produtivo.

  • Engajamento

Entender o grau de engajamento em experiências anteriores ajuda a empresa entender se o candidato está alinhado às devidas expectativas. Se em experiências anteriores, o profissional possuir muito mais ou menos engajamento do que o esperado, podem haver consequências negativas.

É importante que a área de Recursos Humanos esteja muito bem preparada para obter as respostas supracitadas.

Além disso, medir o índice de assertividade nas contratações, reduzirá o número de erros futuros.

Desligue rapidamente os que não estão em sintonia com os interesses da empresa

Tão importante quanto contratar bem, é demitir rápido os profissionais fora de sintonia. Obviamente que o profissional deve ter as chances de melhorar seus resultados, mas tão logo seja constatado que este não atenderá as expectativas da empresa, deve ser desligado. Este fato poderá ajuda-lo, no futuro, a encontrar algo que esteja mais alinhado com as suas características. Do lado da empresa, ficam os que estão realmente engajados em suas atividades.

Treinamento

Nem sempre é possível contratar profissionais com todas as habilidades necessárias. Além disso, toda empresa tem suas características as quais o profissional deve se adaptar. Desta forma, empresas que queiram aumentar a sua produtividade, devem estar preparadas para receber novos profissionais e de maneira pragmática, encaixa-los rapidamente em suas funções. Contribuir com o desenvolvimento contínuo de habilidades dos colaboradores, também pode ser encarado como fator fundamental para o aumento da produtividade.

Jornada de trabalho e flexibilidade

Em países como a Alemanha, a carga horária semanal é 6 horas menor do que a brasileira e a produtividade é quatro vezes maior. Fazer seus funcionários trabalharem mais horas por dia não significa que as entregas serão mais rápidas e com maior qualidade. Desta forma, reveja as formas de contratações da empresa, proporcionando aos colaboradores um ambiente que contribua com a produtividade. Seja através de um ótimo ambiente de trabalho, horários flexíveis e/ou home office é preciso inovar para garantir engajamento destes profissionais e consequentemente uma boa produtividade.

Conclusão

Os tópicos levantados no texto mostram que aumentar a produtividade de uma empresa ou de um profissional não é uma tarefa trivial e exige grande comprometimento. Para que seja criada uma cultura orientada a produtividade cada uma das partes, empresa e colaboradores, devem estar dispostos a cobrar e conceder de maneira equilibrada. Essa cumplicidade é o primeiro passo rumo ao aumento de produtividade.

 

Originalmente publicado em agosto de 2014

Procurando entender mais sobre o seu negócio?
A Orbitall tem um especialista para isso

Veja outros artigos relacionados

Mostrando 1 de