Sua empresa está pronta para o consumidor 4.0?

Redação Orbitall

<p><b>Sua empresa está pronta para o consumidor 4.0?</b></p>

Entendendo as características e os caminhos para conquistas clientes em meio a nova dinâmica do mercado

Sim, nos tempos atuais de economia informatizada e sociedades em rede, as relações de consumo mudam em uma velocidade vertiginosa e os empreendedores precisam estar mais atentos do que nunca para acompanhar o ritmo destas transformações.

Se, no início da década, precisávamos nos antecipar ao ambiente 3.0, fundamentado na concepção de que temos de investir mais na compreensão do cliente e de suas demandas, hoje, já começa a se fortalecer a ideia do consumidor 4.0.

Com perfil ainda mais sofisticado, o consumidor 4.0 tem voz de sobra e é capaz de determinar os rumos de uma empresa, tendo como suporte o fluído e fragmentado universo digital. Mas você já ouviu falar deste novo cliente? Se não, saiba que é hora de dar um passo adiante.

O novo ambiente de negócios e um perfil do Consumidor 4.0

Para entender o novo ambiente de negócios e, consequentemente, decifrar o novo consumidor que ganha espaço no mercado, temos de levar em conta dois conceitos: o de Indústria 4.0 e o de Marketing 4.0.

A Indústria 4.0, de modo bastante sintético, envolve a convergência entre o meio físico e a tecnologia da informação, com o surgimento de soluções disruptivas baseadas nos conceitos de IoT, Big Data, Nuvem, Inteligência Artificial.

Além disso, diz também respeito a redução de prazos no lançamento de novos produtos, mudanças na cadeia produtiva e maior atenção das empresas quanto ao uso de recursos não renováveis.

Por sua vez, o conceito de Marketing 4.0 foi apresentado no início deste ano por Philip Kotler no livro ‘Marketing 4.0: Do tradicional ao digital’.

No livro, o pai do marketing moderno explica o quanto a conectividade e o fluxo amplo de informações disponíveis exigem que as marcas façam mais para chamar a atenção dos seus clientes: é preciso estar presente durante toda uma jornada de consumo, visando não só a fidelização, mas o engajamento de indivíduos que, através de sua voz e poder de influência, podem impactar nos caminhos de empresa.

A importância do engajamento

Um simples raciocínio nos ajuda a traduzir a importância do engajamento digital: basta refletirmos no quanto é negativo para qualquer marca ter uma má reputação nas redes sociais, em sites especializados como o Reclame Aqui ou mesmo em grupos de discussão espalhados pela internet.

Por outro lado – conquistar um consumidor, entendendo e compartilhando de seus anseios – é a chave para transformar clientes em advogados de sua marca, criando uma rede de influenciadores capazes de contribuir, diretamente, para o seu posicionamento de mercado.

O caminho para o Consumidor 4.0

Como gosto sempre de ressaltar, não existem fórmulas mágicas quando tratamos de negócios, entretanto, alguns passos são bem-vindos na hora de atrair toda uma gama de novos consumidores para sua empresa:

#1. Absorva os valores de seu público

Em um mundo rodeado de opções de compra, não basta mais oferecer um bom produto, os novos consumidores se interessam por marcas que compartilham os mesmos valores que os deles.

#2. Esteja onde seu cliente está

A presença omnichannel é fundamental não só para acompanhar seu cliente durante o período em que ele permanecer fiel ao seu negócio, ela te auxiliará também a localizar influenciadores e a criar estratégias para trabalhar com os “advogados” de sua marca.

#3. Seja mais do que criativo, seja surpreendente

Kotler observa que o cliente atual tem cada vez menos tempo para lhe dar atenção. Neste contexto, a criatividade não é mais um diferencial, ela é uma exigência para que você surpreenda positivamente e atraia os olhares do seu público. Por isso, para concluir, fica a pergunta: quantas pessoas a sua empresa surpreendeu hoje?

 

Originalmente publicado em agosto de 2017

Procurando entender mais sobre o seu negócio?
A Orbitall tem um especialista para isso

Veja outros artigos relacionados

09/11/2020

Sete dicas para o feedback perfeito

Redação Orbitall

 

03/11/2020

Controle financeiro: tomando as rédeas

Redação Orbitall

19/10/2020

O guia de boas práticas

Redação Orbitall

Mostrando 1 de